Na semana passada recebi um convite da Nespresso para visitar o centro de distribuição e reciclagem. Já tinha visto comentários da Marina Klink (@1_cafe_e_a_conta) sobre sua visita e tinha ficado com uma invejinha. Então, é claro que aceitei o convite imediatamente.
Hoje foi o dia da visita. Como combinado, o ponto de encontro foi o NEC – Nespresso Expertise Center – da Rua Padre João Manuel, em São Paulo. Para minha surpresa, somente um outro cliente participou do tour. Chegamos antes do NEC abrir, uma das especialistas nos recebeu, tomamos nosso café e fomos encaminhados ao centro de distribuição e reciclagem em Barueri.
Chegando lá, fomos recepcionados pela Cláudia, Head de Coffee Affairs & Sustainability, e pelo Pedro, de Marketing. Também nos encontramos com mais dois convidados, um representante de uma cooperativa de reciclagem e uma artista que faz bijoux com cápsulas usadas.
O local é bem grande e é de lá que saem todos os pedidos enviados por Correio e o que vai para as boutiques – os pedidos enviados por ciclistas saem do NEC. Não fizemos um tour pela área do CD todo, ficamos concentrados na área da reciclagem mesmo. Assistimos uma ótima apresentação da Cláudia sobre o compromisso da Nespresso, sua aspiração para os próximos anos e o status da reciclagem hoje no Brasil e no mundo.
Sabe o que mais me impressionou? Ainda reciclamos muito pouco por aqui. Nem todo mundo guarda as cápsulas e leva para a boutique quando faz suas compras. Quem compra pelo site e recebe por correio provavelmente não vai até uma boutique apenas para reciclar. E, imagino eu, poucas pessoas tinham conhecimento de que é possível entregar as cápsulas usadas ao entregador (ciclista) que faz as entregas no mesmo dia desde 2013! Eu mesma só descobri essa possibilidade quando assisti ao vídeo na semana passada!
A Nespresso realmente leva o assunto reciclagem a sério e cabe a nós, clientes, nos comprometermos com isso também. A operação de reciclagem tem capacidade para absorver muito mais do que a quantidade processada hoje. Existe preocupação com toda a cadeira produtiva, com o offset da pegada de carbono, com o destino que o material terá – a Nespresso não reutiliza o alumínio aqui, porque as cápsulas são produzidas na Suíça.
É inspirador ver uma empresa se dedicar com tanto afinco e essa visita e bate-papo me fez ainda mais fã da marca. E mais confiante em escolher as cápsulas originais, pela sua qualidade e por ter confiança no destino que minhas cápsulas usadas terão.
Quero aproveitar este post para agradecer o convite da Nespresso e a receptividade da Cláudia e do Pedro. Fiquei honrada em saber que este foi o primeiro grupo de clientes a ser convidado para a primeira vez que clientes foram convidados a conhecer o Centro de Distribuição e Reciclagem. Mas a melhor notícia é que foi o primeiro, mas não o último. A ideia é levar mais clientes para fazer este tour e, por este motivo, não vou entrar em detalhes sobre os dados que foram compartilhados na visita, para não estragar a surpresa. #nospoilers
Então fiquem atentos, interajam com a marca, se engajem, pois a Nespresso está de olho nas redes sociais. E, independentemente de serem ou não convidados para conhecer este processo, reciclem suas cápsulas. É um esforço tão pequeno e contribui muito para o meio-ambiente.
PS: este post não é publi.